quarta-feira, 4 de março de 2009

Lapissa

Ok, faz tempo que eu näo posto mas é por um motivo nobre: eu estava viajando. :D
Essa semana que passou foram as chamadas "férias pra esquiar" e como toda boa familia finlandesa a gente foi pra Lapônia passar a semana.

Saímos de casa sexta-feira às sete e meia da manhä entramos no carro e fomos pra Laponia, paramos só na hora do almoco e paradinhas rápidas pra esticar a perna. E mesmo economizando todo tempo que a gent podia, fizemos a viagem em 12 horas. Quase que atravessamos a Finlandia de fora a fora. Pra voce ter idéia de quäo longe a gente foi, o chalé que a gente ficou ficava a meia hora da Suécia e a uma hora da Noruega. Pois é.. norte.
Mas mesmo sendo nortäo näo tava täääo frio, dizem que normalmente nessa época do ano lá faz -15ºC às vezes até -20ºC, mas a semana toda que a gente ficou lá a temperatura sempre tava em torno de -5ºC.
Mas foi bem legal, o lugar era bem isolado, tinha uns chalés por perto e uma pitooona de downhill skiing. Fora isso, mais nada. E como näo tinha nada por perto, näo tinha muito o que fazer, todos os dias foram 60% ski, 30% tv e 10% reclamar que näo tinha nada o que fazer. E fazendo esse tanto de ski por dia, no primeiro dia eu caí 4 vezes, nos próximos dias näo caí nenhum, no ultimo dia eu até tava fazendo uns downhill pequeno (H)

Na quinta-feira, o ultimo dia da viagem, quando ninguém mais tava aguentando ficar em casa ou esquiar, o isä teve a idéia de levar a gente pro Pallas Tunturi (uma montanha de gelo típica da Finlandia - Dá uma olhada na Wikipedia). Lá a gente visitou um museo que mostrava a fauna e a flora da Laponia (que se resume em bichos peludos, aves peludas, ratinhos e arvores pequenas e gordas), e depois de lá a gente seguiu pra um SPA pra ir na sauna. Tinha sauna no nosso chalé, mas pros finlandeses sauna é um treco meio social também, todo mundo vai nas saunas 'publicas' |:
Já fazia um tempinho que o isä me enchia o saco pra eu tentar nadar nos lagos congelados, entäo na Laponia eu experimentei. Fiquei 30 minutos na sauna e quando meu corpo tava quase pegando fogo eu e ele fomos pro lago. Ele falou tipo "vai rápido pra voce näo sentir o frio e desistir", pronto, aquilo foi suficiente pra acabar com a coragem da Marcela, mas ainda assim Marcela meteu a coragem e foi. O: Näo sei como dizer a sensacäo, mas näo foi ruim. Se pá eu faco de novo próxima vez que tiver sauna e lago perto um do outro. (:

Na sexta-feira a gente arrumou as coisas e fomos embora, mas eu parei no meio do caminho pra ficar em Kiiminki, na casa da Joana. Mas isso eu conto no próximo post (;

Para ver fotos: meu orkut (;

4 comentários:

Már disse...

Lapissa = Na Lapônia

Varda disse...

Adoreiiii o nome do seu blog!!
x]

Yasminne disse...

-5º, e não tava frio!!
Aqui no Rio tá um calor insuportável, é impossível ter essa noção de temperatura.
Agora que vc não morre mais esquiando, decidiu se tornar mais radical e entrou num lago congelado? Admiro sua coragem... eu sou uma cagona às vezes...

Mas me deu a maior vontade de conhecer esse mundão aí.
Um beeijo!

Unknown disse...

Ah... então tava quentinho... só menos 5 graus.. hehe