terça-feira, 14 de abril de 2009

Hyvää Pääsiäinen!

Semana passada foi a Páscoa e como feriado prolongado chama o nome da Marcela pra viajar, eu liguei pros meus contatos e já arranhjei tudo. Eu e a Joana iriamos para a casa da Helen durante o feriado.
A gente ajeitou tudo bonitinho de uma maneira que a pobre aqui näo precisasse gastar muita grana. A Joana iria sair de Oulu e pegar um trem pra Tampere na terca-feira à tarde, passar o dia em Tampere comigo e na quarta-feira no horario do almoco a gente iria pra Helsinki de carona com os meus pais, que estavam indo pro aeroporto viajar pra Praga passar o feriado com a Milja, minha irmä que tá fazendo intercambio de faculdade na Republica Tcheca.
Bem,a Joana chegou na terca-feira às 2 da tarde e como era o 'Dia Louco' do cinema a gente conseguiu assistit o "O Leitor" por 5 euros (o filme é muito bom, aproposito), na quarta de manhä a gente deu um passeiozinho por Tampere pra ela conhecer a cidade e depois voltamos pra casa e pegamos carona com os meus pais.
No aeroporto de Helsinki o pai da Helen pegou a gente e levou até Pernaja (literalmente bacos - o orgäo), onde eles vivem. A gente chegou já tava no fim do dia, entäo a gente jantou e ficou fofocando e ouvindo uma versäo estranha da Carry On com a Helen.
Na quinta-feira a Helen tinha um treco especial na escola dela, chama Dia Tema, onde eles tem um tema e todas as aulas falam sobre isso, e como parecia divertido eu e a Jo fomos no colegio também. Nas primeiras aulas a gente assistiu uma palestra em Suéco e a um filme em ingles, depois almocamos e tivemos aula de relaxamento, a ultima aula era uma competicao de ciencias, eu e a Jo quase morremos de agonia u.ú.
À tarde o Breno encontrou a gente em Loviisa e fomos nós quatro comendo sorvete pra casa da Helen. O Breno tinha passado antes de encontrar a gente na loja do Brasil em Helsinki, e quando a gente chegou na casa da Helen a gente fez pudim de leite condensado, comeu pacoca e bebeu Guaraná (ai que saudade de Guaraná <3).
Na sexta a gente teve uma festa em Helsinki de uma ex-intercambista que foi pro Japao, lá eu conheci um monte de intercambista novo, inclusive uma menina do Rio de Janeiro que chegou agora em Janeiro. A festa foi bem legal, dei risada até näo poder mais. (:
De sexta pra sabado a gente dormiu na casa dessa menina, e sabado durante o dia a gente saiu pra passear em Helsinki. Helsinki é outro mundo, é lindinho, mas já é cidade grende: tem mendigo, trafego, fio de poste pra todo lago, poluicäo. Deu pra matar um pouco da saudade do Brasil. Mas meio que do interior do Brasil.. quase que Itapetininga.
Bem, a gente foi em shoppings, no centro e tentamos ir na loja do Brasil, mas tava fechada..

Daí chega domingo: o dia da Páscoa.
A gente tava na casa da Helen, onde eles säo Suéco-Finlandeses, ou seja, eles falam suéco e näo finlandes. Já näo bastava a lingua ser diferente, ELES säo diferentes, eles säo mais abertos que os finlandeses (calma, continuam sendo finladeses) e tem umas tradicoes diferentes...
Pro almoco chegou todos os parentes da Helen super arrumados, enquanto eu e a Jo estavamos de calca jeans e blusa normal, e teve um senhora ceia, comecos até. O engracado foi que eles param no meio das refeicöes pra cantar e brindar. De repente tá voce lá com o garfo na boca e tem que engolir rapido a comida pra poder fazer um brinde. |:
Mas foi bem legal. Comi chocolate até näo poder mais!

Domingo à noite, quando todo mundo já tinha ido embora eu e as meninas ficamos assistindo filme até às 3 da manhä, e como no outro dia a gente ia sair da casa da Helen às 7 da manhä eu e a Jo tentamos passar a madrugada acordada, eu dormi às 7 da manha porque descobrimos que a mäe da Hel näo ia conseguir levar a gente nesse horario. Acordei de novo deviam ser umas nove horas, ou algo assim.
Na segunda a gente saiu bem cedo da casa da Helen pra ir pra Helsinki e pegar um trem de volta pra Tampere, coencidiu do trem da Joana passar por Tampere, entäo a viagem toda a gente veio conversando e exibindo os nossos novos CDs que a gente comprou (eu comprei 2 cds por 12 euros e ela 3 por 15. fodinha, näo?)
Chegando em casa, um soläo fortíssimo, fui pra balanca e vi o resultado dessa viagem: 2 quilos a mais e o comeco de uma dieta pra valer. |:

Nenhum comentário: