terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Äiti, menen hiihtämään!

Um belo dia Dona Äiti Marjo vira pra Marcela e diz: "Marcela, você sabe esquiar? Porque tudo o que a gente vai fazer na Lapônia vai ser esquiar". Marcela responde: "näo, mas acho que eu consigo aprender, digo, näo deve ser täo difícil, näo?". Äiti olha para isä com uma cara de 'pobrezinha, näo sabe da vida'...
Sábado o Isä vira pra mim e diz: "Marcela, você precisa aprender a esquiar, amanhä a gente vai esquiar, ok?". Marcela responde: "ok. (:"
E no Domingo Marcela e seu pai saem de casa carregando cada um, um par de skis e um par daquelas coisas que você usa pra dar impulso. Chegamos na floresta, paramos do lado da pista de downhill (aquele que vc desce uma colina nos skis) e o Isä diz: "Acho que aqui é um bom lugar pra comecar".
Ok, primeiro desafio: colocar os skis. Você tem que encaixar o seu tênis num ganchinho que tem no ski, mas encaixar o seu tênis num gancho mínimo numa colina onde o ski está deslizando e você näo pode abaixar senäo teu ski desce, é quase impossível pra iniciante. Mas com a ajuda do Isä, Marcela consegue.
Daí você tá pronta em cima do ski, dá um minúsculo impulso e lá está vocë descenso a colina feliz e veloz e você pensa: "ah, até que näo é dificil".
Daí vem o Desafio #2: a curva. Marcela grita pro Isä: "Isä, como eu faco a..." Capoft. Marcela ao chäo. Isä ri até näo poder mais. O maior problema de cair com ski näo é o gelo (você tá com roupa de neve), näo é o impacto (você tá com MUITA roupa). O problema é que você tem um treco de quase dois metros em cada pé, que quando vc gira, ele näo. Daí vai o teu joelho falar o palavräo mais feio que você conhece. Daí você levanta e... cai de novo. Daí vocë levanta e.. cai de novo. Você repete essa operacão umas 7 vezes, até que o seu pai vira e fala: "ok, melhor tentar o cross country" (aquele que você só anda numa planicie com o ski).
Daí vai Marcela e seu pai em direcäo ao lago. Enfrentam o Desafio #1 de novo (sem o agravante da ladeira) e seguem.
O cross country näo é TÄOOOO 'perigoso' quanto o downhill, mas precisa de uma coordenacäo motora MUITO grande. E coordenacäo motora näo é exatamente o forte da Marcela...
Mas depois de uma hora falando 'direita-esqueda-direita-esquerda' na sua mente e depois de perder a conta de quantas vezes você escorrega e cai sentada, você até que pega o jeito da coisa.
No comeco eu tava tentando puxar meu corpo todo nos meus bracos, depois o isä me mostrou que o certo era só um pequeno impulso. Mas ainda assim esse 'pequeno impulso' depois de uma hora deixa o teu braco doido. hehe
A melhor coisa de esquiar é sem dúvida tirar os esquis e parar de caminhar feito um pato. Mas Marcela vai voltar a esquiar assim que der.
Prometo que próxima vez eu näo morro täo facil. (;

5 comentários:

Már disse...

"Äiti, menen hiihtämään!" = Mäe, to indo esquiar!

Unknown disse...

Que linda! Marcela esquiadora! Corajosa, valente, vitaminada, poderosa!!!
Deixa o endereço anotado para o caso deles mandarem os restos mortais, ta? rs
Queremos ver fotos!!!

Yasminne disse...

Noossa, que complicado!
Me perdoa, mas eu ri junto com o seu Isä... Foi engraçado, msm mentalmente!
Eu no seu lugar estaria muuuito mais encrencada, já não me dou bem com ambientes planos "normais"... Imagina eu esquiando! Eu morreria com certeza, afogada com neve.

Mas depois que se pega o jeito deve ser beem legal. Pratique mais, talvez vc acabe gostando.
Um beeijo!

Már disse...

Entäo! Meu Isä (pai), falou que quando vc pega o jeito fica SUPER fácil e que é mais rápido e mais gostoso do que andar.
Mas pra pegar o jeito eu tenho que praticar. >.<'

E sem medo de rir da minha cara. Eu também rio.

Janaina Christovam disse...

ja que pode rir:
HAUIHAHAIUAHUIAHIUHAIUHAIUHAUIHAUIHAIUHAUIAHUIAHUIAHUIAHUIAHAUIHAUIHAUIHAUIAHUIAHUIAHUIAHUIAHUAIHUAIHAUIAHIUAHUIAHIUAHUIAHAUIHAUIHAIUAHUIAHIUAHIUAHUIAIUAHIUAHAUIHAUIHAIUHAIUAHIUAHIUAHUIAHUAIHAIUHAIUAHIUAHIUAHIU

EU ME DIVIRTO COM VOCE! ahahah
"o melhor é tirar o ski e parar de caminhar que nem um pato"
SÓ VOCE ^^

Meu, eu jamais andaria nesse negocio de lago congelado, ja disse.
Mas boa sorte, continue tentanto.

Quem acredita sempre alcança..
(mesmo que com uns roxos, umas torções, tensoes musculares.. hehe)

te amo pata-már :*