quinta-feira, 11 de junho de 2009

Sauna Open Air

Em toda a Finlândia os festivais de música säo bem populares, e cada regiäo da Finlândia tem pelo menos um grande festival que acontece todo ano. E todo ano todo mundo vai em pelo menos um festival. O Festival de Tampere é o Sauna Open Air. (:
No Sauna eles chamam principalmente bandas de Heavy Metal e similares pra tocar por 3 dias, e eu que näo sou boba nem nada, tinha comprado os meus tickets perto do meu aniversário em marco pra näo correr o risco de ficar sem.

Daí o dia do festival chegou, e como o Sauna Open Air é um dos maiores festivais da Finlândia, teve mais intercambista que veio pra Tampere pra ir no festival, e os brasileiros (Helen e Gabriel) aproveitaram que eu morava aqui e vieram dormir na minha casa nesses dias. Entäo dia 5 de junho, o primeiro dia do festival eu acordei relativamente cedo e fui buscar os dois na estacao de trem e depois encontrar com o resto do povo na minha casa pra ir todos juntos. A turma que tava comigo no primeiro dia era grandinha: Helen e Gabriel do Brasil, Christopher e Nelle da Bélgica, Benno da Áustria, Valeria do Chile e Alisa da Finlandia.
Durante os festivais, é normal ter sol e calor e tudo que o veräo finlandês pode te proporcionar. Quando a gente saiu de casa estava 5 graus, chovendo e ventando. Näo era pra ser assim. u-ú
Mas tudo bem, lá fomos nós, chegamos um pouco atrasados, encaramos uma fila gigante, mas que caminhava rápido. Entramos na área do festival e fomos direto pro palco onde tava tocando Amorphis, a gente ficou meio longe porque a gente chegou atrasado, mas foi bem legal, os caras säo meio mortinhos no palco mas a música deles compensa tudo. (:
Quando o show do Amorphis terminou, e antes de comecar o próximo show a gente foi dar uma olhada nas tendinhas que vendiam coisas, eu comprei um moletom do Sauna e um broche pra Kika. (;
A gente voltou pro palco principal (tinham dois palcos, o principal que passava bandas grandes e boas e o secundário, que passava bandas finlandesas que täo 'crescendo') e chegamos a tempo de pegar um lugar bom pro show do Duff McKegan. Duff McKegan pra quem näo lembra (impossível näo saber) é o ex-baixista do Guns'n'Roses que quando o Guns terminou ele comecou uma carreira solo e agora canta e toca guitarra. Mas bem, a passagem de som do cara já foi engracado, o cara que veio pra testar os microfones tinha um sotaque americano TÄO forte que a platéiatoda ficava repetindo 'one two, have mercy Mr. Percy'.
O show do Duff McKegan foi muito bom, e durante ele eu pude perceber que, mesmo os finlandeses sendo muito bons em música, eles näo tem ritmo nenhum! Cada um batia palma em um ritmo diferente e todos estavam fora do ritmo da música. E näo fui só eu quem percebeu isso, o próprio Duff reparou e deu uma pequena 'aula de ritmo' pro finlandeses. Foi hilário.
No fim do show eles ameacaram tocar Welcome to the Jungle, mas no fim ele só chamou o vocalista do Hanoi Rock (uma banda finlandesa de hard rock) e tocaram uma outra musica qualquer. O cara do Hanoi Rock tem que ser hiperativo, impossível, o cara pula mais do que toro de rodeio |:

Depois do show do Duff McKegan a gente saiu pra comer qualquer coisa no McDonalds (Marcela pobre só conseguiu comprar a batata frita) e voltamos pra assitir o show do Soilwork. Eu nunca tinha ouvido falar deles antes, e até agora eu näo tenho lá muita certeza se eu gostei da música deles ou näo.
Os caras do Soilwork descobriram que além da platéia finlandesa näo ter ritmo nenhum, eles também descobriram que os finlandeses näo tem nenhum ânimo. Todo o show do vocalista ficava pedindo um 'vamo pular' 'vamo fazer uma roda de pancada' ou qualquer outra coisa que voces sabem que no Brasil os metaleiros retardados fariam, mas näääo, nem adianta, os caras ae comecavam a fazer o que o vocalista queria, mas näo durava mais do que cinco segundos.

Quando o show do Soilwork terminou eu näo quis nem saber em dar uma olhada no que tava acontecendo no sgundo palco, fiquei ali mesmo pra guardar um lugar perto da grade pra banda que eu mais queria ver no dia: Apocalyptica. Alguém aí tem idéia o quanto eu amo o Apocalyptica? <3
Bem, apesar das minhas espectativas serem altas, eles superaram elas e se elevaram ao nível deus pra mim. Sem brincadeira, foi o melhor show que eu já vi na minha vida! Eles tem simplesmente comando total em cima do palco. Adorei. Eles säo simplesmente fodas! E o baterista é em todos os sentidos animal! :D
Pras músicas que tinham vocal eles chamaram o vocalista do Sonata Arctica pra cantar, ele, apesar de ser um cartor fodérrimo foi meio mediano detalhe: ele näo sabia a letra das músicas, ele tava lendo elas no chäo. |:

Mas e daí até isso foi foda! Voltei pra casa quebrada mas feliz. Dormi que nem um nene feliz (:

Amanhä eu conto sobre o segundo dia (;

2 comentários:

Janaina Christovam disse...

EU TENHO NOÇÃO!
MEU!
me arrepiei a hr que vc disse.. NAO ACREDITO QUE ELES TOCARAM! Ai, els nao jogaram o arco? AUIHAIIAUHuiahiuhaiuha DEVE TER SIDO LINDO ;~

ai ;~
que delicia, que vontade ;~

FOTOS?

Jo. disse...

Bah, inveja muito grande. Apocalyptica era uma banda que eu mataria pra ver, sério. *-*