domingo, 7 de dezembro de 2008

Itsenäisyyspäivää

Nota Histórica: A Finlândia depois de séculos fazendo parte da Suécia virou 'propriedade' da Rússia, e em 6 de Dezembro de 1917 se tornou independente.

Entäääo, sexta-feira (5 de dezembro) a minha escola fez uma parada, fomos caminhando da escola até o cemitério pra 'honrar os soldados que morreram na guerra contra a Rússia pela independencia da Finlândia'. Beleza, o tal cemitério näo era nem 5 quadras do colégio.
A gente foi da escola até o cemitério escoltado pela policia. Medo de assalto? Näo, é só pra poder caminhar pela rua e näo pela calcada. (:
Chegando no cemitério teve umas pessoas que fizeram discurso e depois o coral da escola cantou o hino da Finlandia. Quando a gente voltou pra escola tinha Glögi pra todo mundo :D
O almoco foi especial na escola, com suco e tudo mais. (H) E depois disso teve uns veteranos de guerra que foram dar palestra. "Você teve sorte de vir esse ano, näo tem tanto discursante, acho que eles morreram quase todos" diz Kitta. Sobre o que eles falram, eu näo sei, meu finlandês näo tá täo bom assim.

Mas essa programacao especial foi na Sexta, no Sábado (que era a independencia mesmo) teve coisa mais legal (:

Primeiro que todos os meus irmäos vieram pra Tampere, entäo a äiti fez um almoco especial com sobremesa especial e tudo mais :D
Às 5 horas eu e a äiti fomos até o centro da cidade pra ver uma queima de fogos que ia ter, chegamos lá, encontramos um lugar bom pra ficar, assistimos o coral da cidade, depois o discurso do prefeito, depois o discurso de mais alguns veteranos e depois, às 18 horas, a queima de fogos (: Näo foi nenhuma Copacabana, mas também näo foi descepcionante como em Kuopio. (Fotos noi meu orkut)
Depois que terminou eu e a äiti procuramos o isä (porque, como ele trabalha pra prefeitura, ele teve que trabalhar esse dia) e depois o isä 'ofereceu' um jantar especial pra gente. Fomos almocar num restaurante italiano e depois passear um tanto pelo centro (:
Quando a gente voltou pra casa, o isä me chamou pra ver a 'programacao especial' da independencia: a presidente apertando a mäo de todo mundo u.ú Juro, 3 horas de apertos de mäo, depois mais um tampo de valsa, e depois eu tava de saco cheio e fui fazer outra coisa (porque até aí o isä e a äiti já tinham desistido de assistir comigo, só eu tava vendo a tv ainda). O Isä falou que passa um filme na TV sobre a guerra que teve entre a Finlandia e a Russia, mas ele e a äiti falaram que o filme é muito chato e inteiro em finlandes, e como eles tavam querendo assistir outra coisa na tv eu nem insisti. (:


-----------------------------------------------------------------------
Ahá! Agora eu TENHO camêra! Todas as fotos (boas) estäo no meu orkut (:
E com o tempo eu coloco mais :D

4 comentários:

Unknown disse...

Uau!!! Que legal! Eu tambem ficaria super empolgada pra conhecer e ouvir as histórias mesmo todo mundo achando que é chato.
E fiquei imaginando quantas vezes voce ficou tão interessada pelo nosso 7 de setembro, assistindo desfiles, filmes e discursos... hehe
Vou pro orkut. Quero ver fotos!!!
beijocas

Janaina Christovam disse...

ja vi fotos do orkut, quero mais!
ahhh, que gostoso esse programinha familia x)
faz tempo que nao faço (MUITO) esse tipo de coisa o.O

te amo amore, e POSTA MAIS! :**

Thais GESTÃO COMERCIAL disse...

Como é o natal aí? Só tem Papai Noel ou tem também presépio? Sua família aí é católica? Vão à igreja?

Beijos minha querida sobrinha.

Nany Scarface disse...

SEMPRE quis ir para a finlandia! inveja de voce!:D ASUHASUSAHUASHASUAHSUASHUASH mto legal esses programas da europa né?XD to doida pra chega rlogo na alemanha e viver um pouco d lá :D