sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Hyvää Joulua Kaikille!

Uma vez me disseram que 'em casa de ferreiro espeto é de pau'...

Segunda-feira eu acordo às 10 da manhä, tomo meu café, caminho com o cachorro, leio meu livro, depois eu almoco, mexo no pc, leio mais um pouco meu livro, ouco musica, tenho uma boa-vida de quem tá de férias, janto, e lá pras 2 da manhä eu vou dormir. Esse foi o único dia da semana que eu tive folga, depois disso vinha o Natal.

Terca (dia 23), eu acordei as 8:30 pra ir no centro com a minha mäe e fazer as 'compras de natal', demos a volta no centro todo, entramos em todas as lojas, carregamos quilos e quilos de comidas e presentes, e se a gente gastou menos de cem euros nesse dia eu vou falar que minha mäe o milagre da multiplicacäo da grana, porque a gente comprou pra caramba. Compramos: presentes de natal, flores, 6 peixes, um pernil de 12kg, um peru de sei lá quantos, 1kg de pure de batata, 1kg de pure de outra coisa, 1kg de pure de outra coisa mais estranha ainda, 3kg de salada variada (mas maioria beterraba e batata), 4 caixas de chocolate, 4 garrafas de glögi, 4 de vinho, e mais outras coisas que eu näo lembro. Foi um parto carregar tudo isso de volta pra casa.
Mas tudo isso porque, na terca no final da tarde minhas irmäs com seus respectivos namorados chegaram. O Natal comeca dia 23 aqui. A gente teve um jantarzäo e ficou conversando e bebendo glögi até meia noite.

Na quarta (dia 24) minha mäe tirou todo mundo da cama às 8 da manhä pra ir na igreja. Entäo todo mundo MASTER agasalhado saiu de casa e seguiu em direcäo à igreja. Até que a 'missa' (posso chamar de missa?) aqui näo é das piores, é curta, e eles cantam o tempo todo, mas no fundo no fundo, ainda é missa de natal.
A gente voltou pra casa e comecou a parte que eu mais gosto do natal: comer (: E olha que a gente comeu mesmo, de toda aquela comida que eu falei, tudo estava nessa refeicäo. Sobrou quilos e quilos de comida, mas segundo a minha mäe essa era mesmo a intencäo.
Depois do almocäo (näo era 5 horas da tarde ainda), a gente foi abrir os presentes. Näo me lembro de ter recebido tanto presente de uma vez só *-* Ganhei luvas quentinhas da Iida, pantufas quentinhas da Milja e Meri, um roupäo fofinho do Eero, um conjunto de cachecol, luva e gorro e um tablete de chocolate da Riitta, um quebra cabeca de 1000 pecas e o livro do Nightwish em finlandês (preciso aprender finlandes AGORA) da minha mäe e do meu pai *-* E pra quem tinha acompanhado a minha duvida quanto a 'o que dar pra eles?' eu mesma respondo: Pra minha mäe eu dei o 'Onze Minutos' do Paulo Coelho, pro meu pai um conjunto de desodorante, creme e sabonete da Nívea, pra Iida um livro da Vogue e pra 'Familia toda' uma caixa de Ferrero Rocher. (Calma mäe, gaster 50 euros com tudo isso!). Todos eles adoraram os respectivos presentes. Eu adorei os que eu recebi. :)
Um dos presentes 'pra familia toda' foi um jogo de perguntas e respostas, entäo, depois de ter aberto todos os presentes, ter agradecido a todos, e ter babado nos presentes recebidos, nós todos fomos jogar o tal jogo. Nós nos dividimos em três times: Eu, Milja e Äiti; Meri e Iida e Isä, Eero e Santtu (meu cunhado). Apesar de eu näo ter entendido nem um nono do que eles tavam perguntando, o meu time ganhou (H) E eu ajudei a responder algumas perguntas. Mas algumas perguntas como 'o que os deuses gregos bebiam?' a minha äiti tava täo segura que era 'vinho' que näo quis nem ouvir eu repetir mil vezes que nera 'nectar'. Mas voi lá, isso é familia, näo?
Dia 24 fomos dormir quase que as 3 da manhä. O dia foi divertido pra caramba.

Ontem (dia 25), tomamos café de ficamos de conversa afiada, eu fiquei quase que o dia todo pra tentar traduzir a introducäo do meu livro novo, até que valeu a pena. De almoco comemos o resto do almoco do outro dia, e ainda sobrou mais. Essa 'sobra' apropósito tá se prolongando até agora...tem um resto do pernil na geladeira ao lado dos três vasilhames de beterraba.
À tarde meu primo e meu tio vieram em casa pra receber e dar presentes, e de noite (quando eles já tinham ido embora) jogamos mais do jogo de perguntas, dessa vez meu time foi eu, Santtu e Jaska (meu outro cunhado), ficamos em segundo lugar.

E hoje, dia 26, o chamado 'boxing day' foi legal. Mas já tava com ar de 'ressaca de natal' todo mundo já tava em ritmo mais desacelerado, e ao meio dia o povo comecou a ir embora. Primeiro a Meri e o Santtu, depois a Milja e o Jaska, depois a Iida que foi sair com as amigas (a vida normal volta) e ficamos em casa só eu, a äiti e o isä. Ficamos o dia todo lendo e comendo restos.
Acho que eu nunca comi tanto chocolate em um periodo täo curto de tempo. (:


Se uma vez me disseram que 'em casa de ferreiro espeto é de pau', é porque eles näo sabem que o Papai Noel é da Finlandia.

10 comentários:

Már disse...

Hyvää Joulua Kaikille! = Feliz Natal pra todos!

Jo. disse...

'1kg de pure de batata, 1kg de pure de outra coisa, 1kg de pure de outra coisa mais estranha ainda'
HAHAHAHAHAHAHA Aqui também teve esses três pures, um amarelo, um bege e um meio laranja xD
E o restê-de-ontê é o que tá nos alimentando nesses dias

e me dá uma preguicinha pra fazer o post de natal, é muita coisa :|

Janaina Christovam disse...

TUDO o que a jana ama e mais um pouco! natalk aqui no brasil nao tem esse clima que parece ter aí, *invejinha*.
Fui pra praia, voltei ontem.. assim que possivel postarei no blogoff, contando de tudo ;)
espero que tenha recebido minha carta, AMEI o cartão...
e diCeram marcela? AHUIAHOHAIU
ok, desconto pra vc pq ta longe do portugues, mas DISSERAM, ok? HUAHUHAIUOHUIAHIAIU[

teamo ;*****

Már disse...

Nossa, que feio O:
Me senti envergonhada até a alma agora O:
Já corrigi. o.o'

Unknown disse...

Eu já sabia!! Eu sabia!!
Falei com ela mais de onze da noite e a Aiti já tava dormindo!
Eles não esperam a meia noite, imagina!?!
Tanto agito pro natal e não esperam a meia noite!!!

Nany Scarface disse...

ainda bem q eu cheguei dps do natal! UASHASUASHUASHSAUASHAS

Thais GESTÃO COMERCIAL disse...

E o Ano Novo? Esse, pelo menos, os dorminhocos esperam a meia noite, né?
Lhe desejo uma ótima passagem de ano. Que este ano de 2009 seja para você repleto de momentos felizes e inesquecíveis.
Beijos, minha querida sobrinha!

Nany Scarface disse...

sim sim é a terra do einstein! tem u m monumento q fala q lá é o lugar exato q ele nasceu!
mto foda :D

Janaina Christovam disse...

TA NA HORA DE POSTAR NÉ? ¬¬

Thais GESTÃO COMERCIAL disse...

Também acho que tá demorando muito! Não aconteceu nada ai neste ano?