segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Pikkujoulu

O grande feito da Finlândia de LOOOONGE é ter o Papai Noel pra eles, e quando chega natal entäo! Desde novembro as coisas já täo master arrumadas pro natal.
Aqui em casa minha äiti ainda tá comecando a arrumar a casa pro natal e ela já tá mais arrumada do que qualquer outra casa que eu já vi antes no Brasil. Minha äiti tem tapetes de natal, cortinas de natal, luzes de natal, pratos de natal, velas de natal, almofadas de natal, e um monte de coisa. A gente só näo tem a árvore ainda porque 'a gente tem que trazer ela lá da floresta. Nada muito grande , porque a casa é pequena, acho que por volta de 1,20m ou 1,40'. Tá bom né...

E uma das coisas que eles fazem aqui é o Pikkukoulu, literalmente, natal pequeno. É só uma reuniäo que eles fazem todos os fins de semana de dezembro até o natal, eles trocam lembrancinhas, comem aperitivo de natal e CLARO bebem. Aqui em casa a gente näo bebe porque minha mäe é bom 'bebida só pra maiores de idade' entäo eu bebo o bom e gostoso glögi.
Sabe o que é glögi? Eu näo tinha idéia, o dicionário traduz como 'quentäo' e realmente, chera como quentäo, tem a cor do quentäo, mas näo tem alcool. Mas é bom mesmo assim. (:

Esse domingo teve Pikkujoulu da AFS. Todo os intercambistas foram até um lugar muito longe (que eu quase me arrependi de ir de täo longe), e a gente comeou umas tortinhas de natal, tomou glögi, e TCHÄRÄ! Chegou o Papai Noel! Magro, novo e tímido, mas Papai Noel.
Eu fui escolhida pra ser ajudante do Papai Noel, e a gente distribuiu presentes. :D Eu ganhei um bichinho de pelucia com roupinhas de natal, mas a maioria do pessoal ou ganhou vela ou Salmiaki (um doce da Finlandia RUIM pra burro).
Depois dos presentes a gente cantou uma musiquinha pra ele, e ele se mandou. Antes dele ir eu e a Adie (Canadá) tentamos descobrir a idade dele. Mas ele só respondia dois mil anos. u.ú


Para fotos: breve no meu orkut (:

7 comentários:

Janaina Christovam disse...

AIIII QUE LINDO!
EU AMO PAPAI-NOEL! *.*
Hehe, nao pq eu só descobri que ele nao existia com 11 anos (hehe), mas pq é tããão meiguinho!
Deve ser muito, mas muito lindo aí o natal. QUERO FOTOS *.*
Ai (L)
E meu, coitado do papai noel novo magro e timido. Pq ele nao teria 2000 anos? É a idade do Nino, do Castelo Ratimbum.. novinho bem!

Már disse...

11 anos Jana? |: Nossa, essa foi forte.

Hei, o Nino tem 300 anos e näo 2000. u.ú

Unknown disse...

Quero ver fotos!! Muitas fotos!!! uhuh

Paulo Arruda disse...

Fotossss ;D

Tio Fá disse...

Fotos! Queremos fotos!

Estamos aguardando fotos...

Bjs
Tio Fábio, Vitória, Malu, Bia, Sofia Rubens, Mafalda e.... e.... e... a Xixa!

Janaina Christovam disse...

quem tem 2000 então?
o vitor? tinha alguem que tinha 2000, axo. HAUHAHAUIHAUI
E daí, 11 anos sim. E tenho certeza que fui a criança mais feliz por isso =) ahha

Már disse...

Fotos fotos! Orkut! (:

(näo as do pikkujoulu ainda, mas acho que as do pikkujoulu eu coloco amanhä)