terça-feira, 12 de maio de 2009

Consuládo do Brasil, boa tarde.

Saí da escola hoje com O sol de matar.
Passeei pelo centro com a Vale e a Camilla (a italiana) e até comprei mais presentinhos pra volta (: Siim, faltam poucos presentes pra eu ter pra todo mundo :D
Daí hoje, quando eu saí de uma loja e fui caminhar pra casa, foi só eu entrar numa rua que näo tinha nenhuma beirada pra me esconder e comecou a chover. Pior: comecou a chover agua E granizo. u-u Cheguei em casa mais molhada que peixinho dourado. E só pra colocar um pouquinho de ironia na história, assim que eu cheguei em casa a chuva parou u-u'
Mas em compensacao chegou uma caixa da Xixa aqui pra casa :D Eeba, com castanha de caju e cartinha <3 (Briiigada Xixa!)

Mas esse post mesmo é pra falar que hoje eu consegui arranjar um horario útil, catar meu celular e ligar no consulado brasileiro pra ver como fica a história de validar esse ano aqui. Liguei lá no lugar e fui com a dona secretária eletronica clicando nos botoezinhos que ele mandou (para atendimento em portugues, clique 2) até chegar na parte 'para assuntos escolares e centro educacional Brasil', mas a Dona que falava portugues lá näo sabia nada do que eu queria, ela mandou eu ir falar com o 'assuntos consuladorais(?)'. Tudo bem, lá vai Marcela.
Quem atende na segunda vez foi uma finlandesa que falava portugues de portugal e quando eu espliquei beeem deevaagaar o que eu queria ela ainda tomou uns 5 segundos e respondeu que 'poix, o conxuládu fechã ãs umã horã dã tardxi' e quando eu ia falar 'obrigada eu tento amanhä' ela näo deu nem tempo de eu comecar a falar e já vai me respondendo que 'ok, vou ver xi tem alguem aqui qui podxi ti atender'. Detalhe: eram 3:30 da tarde. Eu fiquei pensando.. essa mulher deve estar muito acostumada a ter brasileiro jogando o jeitinho brasileiro nela, porque ir ver se tem alguém ainda trabalhando duas horas e meia depois que o horario de atendimento acabou é demais.
Pra minha surpresa tinha alguém trabalhando.
Falei com o cara que dessa vez era brasileiro, e ele me explicou que ao contrário do que o e-mail da AFS dizia, eu NÄO consigo validar o meu ano aqui, eu tenho que levar os papeis pro Brasil, mas o que eu consigo é certificar os papeis por aqui e levar pro Brasil os documentos como oficial (:
Uhul, entäo assim que sair o documento na minha escola eu tenho que validar a assinatura em cartorio de quem assinou o papel e mandar pra Helsinki pra eles validarem lá. Daí é chegar no Brasil e tentar se virar na Secretaria de Cultura (:

Torcam por mim!

3 comentários:

Jo. disse...

1. sintoma que tu tá fora do Brasil há muito tempo: frases como 'chover agua' não são retundantes.
:)

Kika disse...

Meuuuuuuuuuuuu
Secretaria da Cultura? Bebeu?
Não seria EDucação??

EU TO LIGANDO QUE NEM LOCA NA DELEGACIA DE ENSINO AQUI E VC FALA DA CULTURA? VC QUER ME FAZER TER UM TRECO?

huih

Janaina Christovam disse...

Ai gente, quanta coisa estranha.. Como assim validar? o.O Que trabalho!
MAS BOA SORTE!
Só uma coisa: vai dar tempo de fazer tudo isso em 40 dias? XD

TÁ ACABAAANDO! (L)
Ate que passou ra´pidinhO!

TE AMO! ;*