sábado, 2 de maio de 2009

Vappu

Pra quem näo sabe, Vappu é a comemoracao de primeiro de Maio onde todos da Finlandia väo pras ruas comemorar o dia do trabalho e o comeco da primaveira, todos se vestem hiper coloridos e väo pro parque beber e se divertir. Ou, nas palavras da minha äiti, o Vappu é o feriado mais perigoso do ano. hehe
Quinta-feira, dia 30, eu acordo, coloco minha roupa normal e vou pra escola. Tive aulas normais até o horário do almoco, quando a gente teve uma refeicäo 'especial' com uma Pulla com recheio de geléia. Daí todo mundo desceu pro ginásio e fomos assistir ao 'Vappu show'. Alguns alunos do curso de musica tocaram musicas pra gente com direito a um garoto de maria chiquinha cantando 'Hot and Cold' e doce de graca pra todos.
Depois de lá eu e a Vale encontramos com a Eve (que estava vestida de Pikachu) e fomos colocar as nossas roupas coloridas, eu, como sempre, coloquei minha fantasia de Luigi. Saímos do colégio e fomos pra estacao de trem encontrar com o namorado da Eve e saimos pra passear, já na rua vimos zilhöes de estranhos. O espirito Vappu tava no ar.
As quatro da tarde eu e a Vale tinhamos que ir pro Vappu da AFS, e quando a gente chegou lá tinha doces e bebidas tipicas do Vappu pra gente, e também um baläo, que é simbolo do Vappu. Cada intercambista podia escolher um baläo pra si, e eu peguei um do Moomi, que é o personagem adorado pela finlandia. Depois de lá voltamos pro centro e fomos encontrar com todo mundo na margem do rio (o mesmo lugar onde foi aniversário da Valeria).
O lugar tava cheio, lotado de gente. E voce via todo tipo de gente fazendo todo tipo de coisa, mas a maioria absoluta estava bebendo. E durante o dia (até as oito e meia da noite) o povo tava mais tranquilo. Mas ainda assim eu e o Luís (o outro brasileiro) vimos uma menina convulsionando e tentamos ajudar, mas até agora eu näo sei se era verdade ou se ela tava só fingindo. |:
À noite que todo mundo já estava mais bebado é que comecou a parte ruim do Vappu, e ai eu entendi porque minha äiti falou que o Vappu era perigoso. Dos meus amigos que estavam lá 3 tiveram o celular roubado (alguem passou e levou eles embora), um teve que ser levado pra casa porque tava passando mal, e um outro se perdeu, näo vi mais ele o resto do dia. Mas dos meus amigos só aconteceu coisa 'leve', ali por perto teve coisa muito pior. |:
Mas o Vappu de maneira alguma deixa de ser um evento divertido, durante os dias as pessoas estäo realmente alegres e é provavelmente um dos dias em que os finlandeses estäo mais abertos à conversa. hehe

Na sexta, dia 01 e dia oficial do Vappu eu e a Valeria acordamos 'cedo' (a nove da manhä) e fomos pro Vappu Tori (a feira do Vappu) pra ver que tipo de porcaria tinha pra vender lá. E eu FINALMENTE achei o moletom da Finlandia que eu tanto queria, barato e bonito, mas como felicidade de pobre dura pouco, näo tinha do meu tamanho. u.ú Tudo bem, ainda tenho dois meses pra comprar ele.
Na feira tinha um monte de coisinhas da Finlandia mas na maioria era tudo porcariada mesmo, do tipo que voce compra na 25 de Maio ou na feira hippie mais perto da sua casa. Mas o que salvava aquilo era as tendas de comida, tem uns doces muito bons!
A gente se encontrou com a Helen (ela veio passar o Vappu em Tampere) e fomos pra margem do rio ver o 'trote' dos novatos da faculdade. Eles säo mergulhados no rio depois de ter ido na sauna. É muito engracado porque eles täo super felizes de ter entrado na faculdade e sempre väo com a maior vontade pro rio, mas quando eles säo mergulhados lá tudo mundo acaba gritando de frio. haiuahia
À noite a gente foi pra festa dos novatos da faculdade e terminamos nosso Vappu muito bem (:
Mas hoje, sabado, eu confesso que to feliz do Vappu ter acabado, Vappu é super legal, mas cansa. hehe

Para fotos, como sempre, meu orkut e facebook. (:

2 comentários:

Unknown disse...

Como festas no mundo inteiro... voce tem que ir embora na hora certa, final de festa só dá rolo! rs

Notícia de impacto:
Aquela fantasia que voce usava na foto do orkut era de... Luigi?!?

Andrea Madaras disse...

Ola, administro o bar do clube Finlandia, em Penedo, principal colonia finaldesa no Brasil. Este ano vamos fazer a festa do Vappu, voce comentou de bebidas especeiais desta data, voce lembra como elas são elaboradas, e como é a questão dos baloes que voce citou, achei interessante para incluir aqui.
Qualquer coisa pode passar para o meu e-mail andrea@hotelhibiscus.com.br

obrigada

Andrea