segunda-feira, 11 de maio de 2009

Hyvää Äitien Päivää!

Sabado minha mäe tava na cozinha fazendo um grande cheesecake quando meu irmäo pergunta pra ela "que voce tá fazendo aí?" e minha mäe responde "doce pra amanhä" e meu irmäo brincando pergunta "ah, é? e o que é amanhä?", a äiti olha pra ele com cara de 'bobinho' e responde "amanhä é dia das mäes fazerem comida gostosa pros filhos".
Ontem eu acordei e desci pra ajudar a äiti na cozinha a fazer comida, mas näo pude ajudar, porque ela já tinha feito tudo.
Na hora do almoco juntou o isä, a äiti, eu, a Iida e o Eero pra um almoco especial (a Meri näo pode vir e a Milja tá num intercambio na republica tcheca). O Eero veio vestido todo formalmente com uma rosa pra fazer farra pra äiti, a gente teve um almoco bem gostoso e a sobremesa MASTER boa. :D conversamos até o meio da tarde.
Daí foi cada um pro seu canto fazer 'a cesta' e aí acabou o dia das mäes |:
Estranho né? Mas é assim a comemoracao do dia das mäes. Eu tava lembrando como foi o dia dos pais, näo foi nada diferente, só que teve jantar em vez de almoco, e depois que acabou a refeicao foi cada um pra um canto.

Aqui na Finlandia eles näo tem aqueeeela nocao de familia que a gente tem no Brasil. Tanto que eles tem duas palavras pra familia, "perhe" e "suku". Perhe é a familia que voce mora junto, teus pais e irmäos, e Suku é o resto da familia. Mas só pra demostrar como é a idéia de suku pra eles, quando eles traduzem pro ingles 'perhe' vira familia e 'suku' vira 'familia distante'. E depois que voce casa com alguém os teus pais meio que viram 'suku'.
Bem, mas também näo vá pensar que eles säo todos 'frios e individualistas', eles se amam, só näo säo 'macarronada de domingo' que nem os brasileiros. haiuha

Um comentário:

Kika disse...

Macarronada de Domingo??

FEIJOADA !! fEIJOADA!!!

TSC TSC TSC!
Esse intercâmbio tá te fazendo esquecer as coisas básicas da vida.