quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Estônia

Primeiro eu quero pedir desculpa por näo tar atualizando direito isso aqui, é que eu tenho tanta coisa pra fazer durante a semana que nem quero muito mexer no computador, entäo eu entro uma vez por semana, faco uns 3 ou 4 textos e deixo agendado pra semana toda, por isso que às vezes vem uns textos nem täo atualizados assim...
Mas eu vou tentar dar uma melhorada.
Agora às novidades!


É benzinho, eu fui pra Estônia!!

Domingäo eu e o povo da AFS fomos pra Estônia, juntamo-nos todo mundo na 'rodoviária' de Tampere e fomos de ônibus até Helsinki, onde pegamos mais duas meninas do comitê de HKI (Helen- Brasil e Javiera- Chile) e fomos direto pro navio.
Eu, sinceramtente tava achando que ia ser um barquinho, de boa. Mas, nada. PUUUUUTA naviozäo. nível de cruzeiro. Espelho pra todo lado, tapete em todos os cantos e claro calefacäo (;
Os quartos näo eram AQUELE tamanho, mas era o suficiente pra 4 pessoas dormiram e pra 19 intercâmbistas fazerem festa (x Sabe como é né? Onde cabem, 4 cabem 5, onde cabem 5 cabe um comitê todo.
A gente chegou no navio no domingo à noite, jantou, se arrumou, e enquanto uns vomitavam por causa do mar, o resto foi pra pista de danca. Eu claro, fui pra pista de danca. Marcela é forte benzin!
Mas alguém lembra que eu comentei que a diversäo dos finlandeses é bebida? Entäo, em TODO lugar do barco tinha bêbados. u.ú E na pista de danca näo tava diferente. Mas intercambista nem liga, se junta com os sóbrios e beleza. Dancamos até as 4 da manhä.
No dia seguinte acordamos todos as 6:30. Tomamos café da manhä e as 8:30 estavamos lá, em Tallin. Um vento frio do caramba, mas intercambista bom é intercambista prevenido (Y) Marcela tava com 2 meias calcas e trezentas blusas.
O host-filho da minha conselheira é de Tallin e em 1991 fez intercâmbio na Finlândia, entäo ele serviu como nosso guia. Ele mostrou a parte velha da cidade, e meio dia liberou todo mundo pra passear pela parte nova.
Eu e a Helen andamos pra caramba, olhamos um monte de lojas, mas a maioria das coisas tava cara. T: É... é como se ganha dinheiro, em cima de turista. No fim eu comprei um monte de tranqueirinha e voltei pra casa com umas notas da Estônia (que valem centavos de euro, e säo bonitas).
Bem, se na ida pra Tallin tinha muitos bebados, na volta entäo tinha mais! Comprar bebida na Estônia é muito barato, e os finlandeses exageram. Eu vi gente com mais de 100 de bebida entrando no navio.
Na volta pra Finalandia foi tranquilo, tirando umas meninas que passavam mal e uns bebados que vomitavam.

Mas vou falar sobre Tallin.
Tallin é lindinha, tem todas umas casinhas todas naquele estilinho 'medieval' , e tem ladeira essa cidade viu! Minha perna ficou doida de tanto subir e descer ladeira.
Mas valeu a pena!
Tem umas coisas lindas pra se ver lá. Um dos host-filhos da minha conselheira é de Tallin, entäo ele fez um citytour com a gente pela parte 'velha' e às 10am ele tinha que ir trabalhar e a gente conheceu a parte 'nova' sozinhos.
Eu e a Helen entramos em todas as lojinhas de lembrancinhas que era possível, mas infelizmente näo deu pra eu comprar muito ): Sabe como é, é turista é caro. Mas mesmo assim eu comprei cartöes postais, brochezinhos, colares, chaveiros e etc.

O engracado é que Tallin näo é muito grande (pros padröes brasil näo), entäo virou mexeu a gente passava na frente de um consulado. Os italianos se animaram todos porque o consulado italiano era mó bonitäo, tiraram mil e uma fotos. Mas nem sinal do consulado brasileiro. T: Tirei foto no consulado de Portugal, serve? hauihauia

Eu fiquei pouco tempo em Tallin, das 9 da manhä até o meio dia. Eu bem que queria ter ficado mais, mas o navio tinha hora pra sair. T:
Mas se depender de mim até o fim do intercâmbio eu passo lá de novo :D

Mais fotos meu orkut (:
(Caso ocê näo tenha ou näo saiba o que é orkut peca pro membro jovem mais perto de você entrar na minha página (: )

2 comentários:

Már disse...

Saiu toda feiona a postagem porque esse blog näo quer funcionar direiro u.ú

tataia disse...

nossa que cidadezinha linda *.*
parece filme hehe, que vc continue aproveitando muito seu intercambio Má.

ps. sempre quis entrar em um navio