terça-feira, 11 de novembro de 2008

Isän Päivää

Domingo Marcela acorda, escova seus dentinhos, faz suas necessidades e vai pra cozinha tomar café. Pega o jornal pra ler e vê uma foto super bonitinha de um papai novo e seu filhinho e uma legenda em baixo "isän päivää". Marcela gela, näo tinha presente.
Ok, você pode näo ter entendido, mas pra Marcela e sua meia duzia de palavras em Finlandês "dia dos pais" näo é aldo muito dificil de entender. Daí chega o problema. Eu näo tinha idéia que domingo era dia dos pais. Näo tinha presente bonito.
"Qualquer coisa sorria e afirme com a cabeca". Ok, finge que näo aconteceu nada. (:

Meu pai tava todo arrumado, ficou o dia todo na cozinha pra fazer uma almoco especial, eu ajudei ele a fazer umas coisas, e às 11h chegou a Milja e o Eero (meus irmäos mais velhos), eles iam pegar a Iida e ir na casa dos avós deles. Eu näo tava tääääo afim de ir porque afinal, eu queria ficar com o MEU pai. Mas minha mäe me obrigou a ir porque "täti quer falar com você". T:

A gente teve um 'café da tarde ao meio dia' na casa do Vaari (avô), minhas irmäs fizeram um bolo pra ele ('isänpaivääkakku), e a gente tomou café lá. Depois voltamos pra casa. Quando a gente chegou aqui as filhas do meu pai tava aqui conversando com ele. Entäo eu e os outros almocamos e ficamos na sala.
Às 17 horas, quando as filhas do meu pai foram embora eu tava na cozinha, daí eu consegui (pela primeira vez no dia) falar com o meu pai decentemente.
Dei um feliz dia dos pais (abracei e tudo!), e pedi desculpas por näo ter nada pra dar pra ele, afinal eu näo sabia que era dia dos pais. Mas pra que? Acho que só de eu dar feliz dia dos pais e falar que ele é 'meu pai daqui' ele ganhou o dia. Ficou mó felizinho e quase chorou <3
Ah, eu amo meu pai <3 hehe

Mas até agora eu näo entendi como é um dia dos pais normal na Finlândia. Eu tava conversando com os outros intercambistas e simplesmente näo encontrei uma constante. Alguns (como eu) ficaram mais com os avós, outros saíram pra ir passear com o pai, e outros (como a Vale) näo fizeram absolutamente nada. T:

5 comentários:

Thais GESTÃO COMERCIAL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thais GESTÃO COMERCIAL disse...

Minha querida sobrinha!
Não faço muitos comentários mas isso não quer dizer que eu não leio seus textos.
Ao contrário, vejo todos os dias e adoro tudo.
Até os comentários das malucas das suas amigas. Até chorei de tanto rir da Jô - que pensou que você tinha comido NARIZ de alce (e recheado!)
Também achei o máximo saber que as meninas finlandesas gostaram do Daniel!!!Ele é lindo mesmo!

Beijos minha querida!

Jo. disse...

Eu entro no grupo do que 'não fizeram absolutamente nada'. E eu ainda tenho um presente que trouxe do brasil, até pensei em dar no domingo, mas dai vi que eu estaria aqui no aniversário do meu isä, então vai ficar guardado :D

Eu to com muita raiva que esquentou, poxa, é a FINLANDIA, terra dos -40, e tá quente ._. Amanha vai fazer -15 lá pela Lapônia, mas aqui nada

E quinta os brazucas vao arrebentar tudo o/

Janaina Christovam disse...

HAHIAUHAIOUUAHIUAHIA
Ah Már, esfria (vc ta na finlandia - hehe ¬¬¬¬¬¬¬¬), eu, aqui no brasil mesmo, nao dou presente pro papi faz alguns anos.. HEHEHEHEHE
Alias, sempre uso aquela famosa frase 'seu presente sou eu, feliz dia dos pais!' hheheheh
E no final das contas, sempre dá certo.
Alias, esse ano ele queria mto uma maquina de sei la o que, aí a gente fez um vale-presente, imprimiu e falou pra ele ir escolher. Ele ate escolheu, mas o tempo passou.. e a gente sempre ri do fato que até hoje nao compramos. Conclusão: Na pior das hipoteses, tudo acabara em risada! HAUIAHUIA
amo voce :*

Már disse...

Ah, pô. Queria fazer um cartäozinho pra ele. hauihaiuah
Ele é mó empenhado em ser meu pai, e eu gosto tanto dele <3